parallax background

Design de Fusão

Amarelo? Sim, por favor.
February 28, 2017
Projecto Barcelona
March 29, 2017
 

Quando os Clássicos se misturam com os Modernos.

Muitos são os “designers do passado” que projectaram belíssimas peças que ao longo do tempo se tornaram icons e inspirações para os dias de hoje.

Cada vez mais nos deparamos com uma cadeira retro ou um candeeiro vintage no meio de uma sala moderna.

Este artigo explora vários exemplos bem sucedidos onde estas peças complementam decorações modernas resultando numa fusão bastante interessante.

Mobiliário e disposições contemporâneas fundem com uma paleta de cores de inspiração retro e na parede uma ilustração que apela ao design gráfico dos anos 70.

A madeira escura e os painéis de bronze conferem a esta sala um estilo luxuoso e confortável e a adição das garrafas de vidro torna este espaço num sitio atraente e surreal.

Este interior combina o mobiliário moderno com um candeeiro de pé histórico, que recria um projeto 1907 por Mariano Fortuny.

Os revestimentos brancos e os painéis dos armários trazem de volta uma estética acolhedora de tendências passadas. O sofá e mobiliário moderno contrastam e salienta-se ainda um painel com um padrão tropical que era tudo o que faltava para obter o look de fusão.

O revestimento dos pisos em arenque são um clássico e nunca saem de moda. Este interior contrasta o mobiliário minimalista com um cenário de átrio pesado e luxuoso. As janelas multi-lite foram muito comuns no design do início do século XX.

As cadeiras amarelo-limão de inspiração Vintage adicionam um toque do encanto a esta sala distinta. Às vezes basta apenas uma peça para fazer toda a diferença.

A combinação de peças discretas com peças de alto perfil como as cadeiras e o candeeiro de pé definitivamente transcende eras. Os tecidos e as madeiras escuras são materiais intemporais que assentam perfeitamente em qualquer sala com tanta luz como esta.

A arquitetura com os tectos altos, as vigas expostas, as janelas antigas misturam-se com sofás e mobiliário inovadores. De frisar também o toque criativo e moderno do piso de cerâmica que substitui o uso de um tapete.

Os sofás modernos e o tecido em pele são intemporais, enquanto a superfície coberta de espelho (em cima do relógio) e a iluminação na parte traseira dão um toque de fachadas dos cinemas de 1920.

O uso de cores retro é uma maneira fácil de levar um interior contemporâneo para uma outra era. Esta sala também inclui algumas peças de mobiliário de inspiração vintage, incluindo a reconhecida cadeira Hardoy.

A pintura Girl with Mandolin de Picasso (1910) contrasta em todo o seu esplendor com a sala moderna. Aquele cadeirão com o puff (à esquerda) amplia a sua influência clássica.

No tecto desta sala moderna está um lustre do final dos anos 50 do designer italiano Gino Sarfatti.

Neste projecto de interiores moderno encontramos fotografias vintage de ícones de Hollywood tais como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe que nos oferecem uma viagem ao passado, aquelas esculturas transportam-nos para um passado ainda mais distante.

O Chesterfield é um sofá vintage icónico que não deixa nenhum espaço moderno indiferente.